FORMAÇÃO GERAL XXI


Araújo (2004, p. 21) apud Arantes (2007, p. 63)  menciona que o trabalho com assembleias escolares complementa a perspectiva de novos paradigmas em resolução de conflitos, pois permite, em sua prática, partindo do conhecimento psicológico de si mesmo e das outras pessoas sobre o que é preciso para resolver os conflitos, que se chegue ao conhecimento dos valores e princípios éticos que devem fundamentar o coletivo da classe. Ao mesmo tempo, evidentemente, permite a construção psicológica, social, cultural e moral do próprio sujeito, em um movimento dialético em que o coletivo transforma e constitui cada um de nós que, por nossa vez, transformamos e ajudamos na constituição dos espaços e relações coletivas.

 

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I ) O modelo das assembléias é o da democracia participativa, que tenta trazer para o espaço coletivo a reflexão sobre os fatos cotidianos, incentivando o protagonismo das pessoas e a co-participação do grupo na busca de encaminhamentos para os temas abordados, respeitando e naturalizando as diferenças inerentes aos valores, crenças e desejos de todos os membros que dela participam.

 

PORQUE

 

II) As assembléias buscam mediar os conflitos  no pressuposto de que existe o certo e o errado e que deve haver uma pessoa munida de autoridade institucional com responsabilidade para julgar e decidir sobre problemas, estabelecer recompensas e sanções ou mesmo de obrigar as partes envolvidas a chegarem a um consenso.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas.

A igualdade e a diferença são elementos essenciais na constituição da nossa identidade e na  relação  que estabelecemos com os outros; na  inserção em qualquer sociedade e organização. Muitas vezes apresentamos ideias, sentimentos, emoções, atitudes e interesses que são divergentes das pessoas com as quais convivemos e isso pode gerar conflito.  

Analise as seguintes assertivas:

 

  1.  Os modelos tradicionais do conflito atuam sobre objetivos específicos e práticos, pautando-se em pressupostos dicotômicos de ganhar e perder nas resoluções de situações divergentes.
  2. No ambiente escolar,  as ténicas de resolução de conflitos estão relacionadas princialmente a questões éticas.
  3. Novas perspectivas sobre o estudo do relacionamento interpessoal no ambiente escolar propõem paradigmas para resolução de conflitos a partir da comunicação e práticas discursivas e simbólicas, promovendo diálogos transformativos.

 

É correto o que se afirma em:


II, apenas.


I, II e III


III, apenas.


I e II, apenas.


I e III,apenas.

Em um espaço de assembleia, ao se dialogar sobre um conflito, é garantido a todos os membros que dela participam a igualdade de direitos de expressar seus pensamentos, desejos e formas de ação, ao mesmo tempo em que é garantido a cada um de seus membros o direito à diferença de pensamentos, desejos e formas de ação. Pelo diálogo, mediado pelo grupo, na assembleia, as alternativas de solução ou de enfrentamento de um problema são compartilhadas e as diferenças vão sendo explicitadas e trabalhadas regularmente, durante um longo processo de tempo (ARANTES, 2007, p.64-65).

Analise as seguintes assertivas sobre as assembleias:

 

  1. As assembleias de escola possui como responsabilidade regular e regulamentar as relações interpessoais e a convivência no âmbito dos espaços coletivos.
  2. As assembleias de classe tratam de temáticas envolvendo o espaço específico de cada sala de aula.
  3.  As assembleias docentes têm o objetivo  de regular e regulamentar temáticas relacionadas ao convívio entre docentes e entre esses e a direção, ao projeto político-pedagógico da instituição, a conteúdos que envolvam a vida funcional e admnistrativa da escola.

 

É correto o que se afirma em:


I e III,apenas.


I, II e III.


II, apenas.


III, apenas.


I e II, apenas.

Fonte: http://chargesdodenny.blogspot.com/2012/11/trabalho-em-equipe.html

 

Johnson e Johnson (1999) apud Arantes (2007, p. 62) afirmam que o que determina que os conflitos sejam destrutivos ou construtivos não é sua existência, mas sim a forma como são tratados. Para esses autores, as escolas que desprezam os conflitos os tratam de forma destrutiva e aquelas que os valorizam os tratam de forma construtiva. Assim, os conflitos tratados construtivamente podem trazer resultados positivos, melhorando o desempenho, o raciocínio e a resolução de problemas.

 

A escola contemporânea, em razão da diversidade e da pluralidade de alunos, é palco constante de conflitos interpessoais. Embora sejam na maioria das vezes, de pequena gravidade, esses conflitos desagregam e perturbam o ambiente escolar”. (NUNES, 2014, p.88)

 

Podemos dizer que o conflito escolar:


ensina a ver o mundo pela perspectiva do outro.


ocorre quando se reconhece a semelhança entre os sujeitos envolvidos.


é um mal, quando ocorre é sinônimo de péssimas relações escolares.


precisa ser evitado, para tanto, é necessário suprimir os fatos que o acarretam.


atenta contra a ordem vigente e é fruto de processos autoritários.

A resolução satisfatória de um conflito exige que nos afastemos do nosso próprio ponto de vista para contemplarmos, simultaneamente, outros pontos de vista diferentes e, muitas vezes, opostos aos nossos. Exige-nos, ainda, a elaboração de fusões criativas entre os diferentes pontos de vista. Tal processo implica, necessariamente, operações de reciprocidade e síntese entre as diferenças. Para tanto, faz-se necessário analisar a situação enfrentada, expor adequadamente o problema e buscar soluções que permitam resolvê-lo de maneira satisfatória para os envolvidos. Tudo isso requer um processo de aprendizagem que nosso sistema educativo parece não contemplar.    (ARANTES, p. 60)

 

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. Uma formação que visa à construção de valores de democracia e de cidadania não pode ignorar os conflitos pessoais e sociais vividos por seus atores, mas deve, sim, conceder um lugar relevante às relações interpessoais.

PORQUE

II. conflito é uma parte natural de nossas vidas. A maioria das teorias interacionistas em filosofia, psicologia e educação está alicerçada no pressuposto de que nós constituímos e somos constituídos a partir da relação direta ou mediada com o outro.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta  da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o excerto a seguir para responder ao que é solicitado.

 

A palavra ‘ética’ provém do adjetivo ‘ethike’, termo corrente na língua grega, empregado originariamente para qualificar um determinado tipo de saber. Aristóteles foi o primeiro a definir com precisão conceitual esse saber, ao empregar a expressão ‘ethike pragmatéia’ para designar seja o exercício das excelências humanas ou virtudes morais, seja o exercício da reflexão crítica e metódica (praktike philosophia) sobre os costumes (ethea). [...]

O termo latino mos, de onde provém o termo moral, foi usado (provavelmente por Cícero) para traduzir o vocábulo ethos, o qual conhece, no mundo latino, quase idêntica história semântica ao termo grego ethos. Designando originariamente a morada dos homens e dos animais, amplia gradualmente seu significado para denotar, do ponto de vista coletivo, os costumes, e de um ponto de vista individual, o modo de ser — o caráter (DIAS GONTIJO, 2006, p. 128-129).

 

DIAS GONTIJO, Eduardo. Os termos"Ética"e "Moral". Mental [on-line]. 2006, IV(7), 127-135. Disponível em: Acesso em 23 mai. 2022.

 

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. Os seres humanos têm direito de ter suas opiniões, de expressá-las, de organizar-se em torno delas.

 

PORQUE

 

II. Ética e moral designam essências humanas, ou seja, apresentam modos individuais de ser, que limitam a liberdade das expressões e garantem a referida dignidade.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições falsas.

Releia o trecho do capítulo 3 “Ética e educação”, extraído dos Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais e ética.

 

As pessoas não nascem boas ou ruins; é a sociedade, quer queira, quer não, que educa moralmente seus membros, embora a família, os meios de comunicação e o convívio com outras pessoas tenham influência marcante no comportamento da criança. E, naturalmente, a escola também tem.

 

Considerando esse contexto, avalie as afirmativas que seguem:

 

I. Cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos, visto que esses também são influenciados e formados pela e na escola.

II. Valores e regras são transmitidos pelos professores, pelos livros didáticos, pela organização institucional, pelas formas de avaliação, pelos comportamentos dos próprios alunos, e assim por diante.

III. Algumas pessoas pensam a escola, por várias razões, nunca será capaz de dar uma formação moral aceitável.

IV. De acordo com as diretrizes a escola tem um papel importante e imprescindível na formação da ética e da moral dos estudantes por ter um trabalho multi e interdisciplinar.

 

A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s) é:


Apenas em I.


Em I e II.


Apenas I, II e III.


Em I, II, III e IV.


Em II e III.

Observe a imagem a seguir.

 

Fonte: https://i.pinimg.com/736x/5f/f0/c5/5ff0c58d8e14b2c273da0b86e975603a.jpg

 

Partindo da imagem e do que foi estudado por você no capítulo 3, intitulado “Ética e educação”, avalie as afirmativas que seguem.

 

I. É preciso possuir critérios, valores, e, mais ainda, estabelecer relações e hierarquias entre esses valores para nortear as ações em sociedade.

II. Igualdade, justiça e respeito são alguns dos pilares de uma formação humana que deve ter, por princípio, a liberdade, a tolerância, a sabedoria de conviver com o diferente, com a diversidade.

III. O objetivo da escola é o de ensinar conhecimentos acumulados pela humanidade e não se preocupar com uma formação mais ampla de seus alunos.

 

A(s) afirmativa(s) correta(s) está(ão) presente(s) em:


I, II e III.


III, apenas.


II e III, apenas.


I e III, apenas.


I e II, apenas.

Leia as seguintes definições apresentadas a seguir.

 

MORAL

1. Conjunto de valores e princípios morais (virtude, honestidade etc.) que norteiam a conduta e o pensamento de uma pessoa e sua relação com a sociedade em que vive; moralidade: “Davi tentara alguma coisa, mas fora repelido com veemência, com lições de moral” (MS).

2. Conjunto de regras de conduta estabelecidas e admitidas por um grupo social numa época determinada.

3. Parte da filosofia que estuda as normas de conduta humana sob os valores e juízo do bem e do mal, ciência do bem e do mal; ética (MICHAELIS, 2022).

 

MICHAELIS ONLINE. Dicionário brasileiro de língua portuguesa. Disponível em: Acesso em 19 mai. 2022.

 

ÉTICA

1 Ramo da filosofia que tem por objetivo refletir sobre a essência dos princípios, valores e problemas fundamentais da moral, tais como a finalidade e o sentido da vida humana, a natureza do bem e do mal, os fundamentos da obrigação e do dever, tendo como base as normas consideradas universalmente válidas e que norteiam o comportamento humano.

2 Conjunto de princípios, valores e normas morais e de conduta de um indivíduo ou de grupo social ou de uma sociedade: Parece que não há mais ética na política (MICHAELIS, 2022).

 

MICHAELIS ONLINE. Dicionário brasileiro de língua portuguesa. Disponível em: Acesso em 19 mai. 2022.

 

Conforme você leu no texto indicado, moral e ética têm importante papel nas condutas dos indivíduos para a convivência em sociedade. Dessa forma, um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas regem as condutas humanas.

 

Partindo desse pressuposto, avalie as afirmativas que seguem.

 

I. Ética pode referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional.

II. Ética pode, ainda, significar uma filosofia da moral, visto que representa um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem as condutas humanas.

III. Ética pode ser considerada como um conjunto de princípios, valores e normas morais e de conduta de um indivíduo ou de grupo social.

 

A opção correta está presente em:


I, apenas.


I e II.


III, apenas.


II, apenas.


I, II e III.

Conforme seus estudos e sua leitura sobre o que diz os Parâmetros Curriculares Nacionais sobre o papel da escola, e a intrínseca relação entre moral e ética, assinale a alternativa que apresenta a citação que reflete, adequadamente, o objetivo da formação escolar, desempenhada pela escola, no processo de apropriação dos conceitos-chave apresentados no texto.


“[...] cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos. Por isso, apresenta-se uma proposta diametralmente diferente das antigas aulas de Moral e Cívica e explica-se o porquê”.


“[...] deve-se privilegiar o valor “vida” (salvar alguém da morte) ou o valor “propriedade privada” (no sentido de não roubar)?”.


“cada um tem as suas [regras], e faz o que bem entender”.


“as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal”.


“A escola [...] nunca será capaz de dar uma formação moral aceitável e, portanto, deve abster-se dessa empreitada”.

Páginas: 123